Cartão de Confirmação do Enem

Atualizado em: março 6, 2016

06/03/2016

Cartão de confirmação de inscrição do Enem 2016: O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está trabalhando com a elaboração do edital do Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio. No documento, que será divulgado entre o fim do mês de abril e início de maio, haverá todas as informações oficiais sobre as provas deste ano, incluindo datas, procedimentos e detalhes sobre como se dá a confirmação de inscrição para o Exame.

O Inep é uma autarquia do MEC (Ministério da Educação) responsável por organizar o Exame Nacional do Ensino Médio. Desta forma, cabe ao Instituto mapear todo o processo que envolve a realização do Enem, desde a elaboração das regras, divulgação do edital, escolha das datas para o período de inscrição e aplicação das provas, análise e confirmação dos registros dos candidatos, elaboração das questões, escolha do tema da redação, correção, divulgação dos gabaritos oficiais e resultados individuais.

Cartão de confirmação de inscrição Enem 2016

O cartão de inscrição do Enem 2016 só será disponibilizado aos estudantes que cumprirem de maneira correta todas as regras para efetuação do registro. Entre as principais exigências feitas pela organização, destacam-se: preenchimento correto e fidedigno de todas as informações pessoais no portal do Inep e pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido, em casos de candidatos não isentos.

No cartão de confirmação existem variadas e importantes informações: número de inscrição, data, horário e local de prova do Enem 2016, opção de língua estrangeira, indicação da necessidade de atendimento diferenciado (se for o caso) e solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).

Até a edição de 2014, os cartões eram disponibilizados de duas maneiras: via internet e via Correios, com entrega direta no endereço do candidato. Entretanto, a partir do ano passado, a entrega do documento impresso não é mais realizada, visando corte de gastos na organização das provas. Agora, a única maneira de acessar o cartão de confirmação do Enem 2016 é via internet, por meio da página do participante, disponível no seguinte endereço no portal do Inep: http://enem.inep.gov.br/participante.

Apesar de muitas pessoas acharem o contrário, a apresentação do cartão de inscrição não é obrigatória em nenhum dos dias de prova. O Inep exige do candidato, além da caneta esferográfica preta, apenas um documento original de identificação com foto: cédula de identidade, carteira de trabalho e previdência social, certificação de dispensa de incorporação, certificado de reservista, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Cartão de Confirmação do Enem

Cartão de Confirmação do Enem

Como fazer inscrição no Enem 2016?

As inscrições do Enem 2016 devem ser abertas no mês de maio, seguindo o que vem acontecendo nos últimos anos. A informação será confirmada apenas após a publicação do edital, mas mesmo sem as datas oficiais é possível falar sobre como realizar o registro, visto que os procedimentos são os mesmos de todas as últimas edições do Exame.

A única maneira de se inscrever para as provas é via internet, através do portal do Inep. No primeiro acesso, o estudante precisa fazer um cadastro completo e os primeiros dados informados devem ser: Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG – documento de identidade), número de telefone e e-mail válidos.

Durante o registro, o candidato também precisa prestar algumas outras informações pessoais, além de ter que fazer algumas escolhas: língua estrangeira para as provas (inglês ou espanhol), município de realização do Exame, órgão certificador (se for o caso). A última opção é exclusiva àqueles estudantes que farão as provas com objetivo de obter o certificado de conclusão do ensino médio com a nota do Enem 2016. É também durante a inscrição que o candidato deve apontar sua eventual necessidade de atendimento diferenciado nos dias de Exame.

Taxa de inscrição do Enem 2016: Como pedir isenção do pagamento?

Antes de tudo, é importante esclarecer que todos os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública já são automaticamente isentos do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2016. Se mantido o mesmo valor da última edição, a taxa deste ano será correspondente a R$ 63,00.

Estudantes de baixa renda, membros de família com rendimento bruto mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa, podem pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2016, respaldados pelos incisos I e II do parágrafo único do artigo 1º da Lei 12.799, de 10 de abril de 2013.

Para pedir isenção do pagamento, o estudante de baixa renda precisa declarar carência no Enem 2016, preenchendo um formulário específico para tal finalidade, no momento de inscrição. O Inep alerta que os participantes são os únicos responsáveis pelo preenchimento fidedigno das informações, estando sujeitos à análise de veracidade, sob pena de cancelamento da inscrição.

Apostila Enem 2016

Durante a preparação para o Exame, saia na frente da concorrência e adquira o melhor material de estudo para as provas: a apostila do Enem 2016. Completo e de simples entendimento, o produto é entregue de maneira rápida e totalmente segura em todos os municípios brasileiros. Não perca essa oportunidade!

Acompanhe também a página do Enem 2016 no facebook.

Cartão de Confirmação do Enem
4.7 (93.33%) 36 votos

MARIA GABRIELLE SOUSA LIMA maio 18, 2016 às 12:32

quero muito consiqui essa bolsa pro enem

Responder

vanusa tomaz martins maio 19, 2016 às 16:13

Quero fazer o enem na tentativa de ganha uma bousa de estudo e melhora meus conhecimento para poder ter um bom emprego

Responder

Samuel Araujo penha outubro 19, 2016 às 20:24

quero realizar meu grande sonho de ingressar na faculdade..

Responder

ariana de azevedo rosas outubro 21, 2016 às 16:03

quero alcança meus objetivo .

Responder

Matheus Freitas de Macedo outubro 22, 2016 às 18:25

quero alcançá meus objetivo.

Responder

Lucimar batista da silva outubro 22, 2016 às 22:27

Espero realizar um grande sonho

Responder

Ana Claudia Santos Silva outubro 23, 2016 às 16:00

Saber onde vou fazer o enem Itapetinga BA

Responder

Aline outubro 23, 2016 às 22:03

A felicidade é tudo o que busco

Responder

lucian santana de carvalho outubro 25, 2016 às 07:58

nao conssigo ver o loval da prova

Responder

annakeulinesilvafernandes outubro 25, 2016 às 12:35

ver local de prova

Responder

isabela cristina da de oliveira lopes outubro 26, 2016 às 12:52

cartao de confirmaçao

Responder

expedito dias monteiro outubro 27, 2016 às 09:10

quero saber o local das provas

Responder

Lopes outubro 27, 2016 às 17:34

Quero estudar muito! Daí qndo chegar os 55 anos,vou garantir minha aposentadoria!!
Vou ser político !!

Responder

Michelle Rodrigues Pereira outubro 27, 2016 às 18:55

local da prova

Responder

Ilzijane Barros dos Santos outubro 28, 2016 às 09:58

eu adoro estuda

Responder

maycon cunha de jesus outubro 31, 2016 às 15:32

adoro estudar

Responder

caroline ribeiro da silva novembro 1, 2016 às 15:54

Cartão de confirmação

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: