Como consultar o Resultado do Enem 2016

Atualizado em: janeiro 7, 2017

07/01/2017

Em breve os milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2016 vão poder conferir o resultado oficial do Exame. O resultado individual do Enem pode ser usado nos processos seletivos do SISU (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e também no Programa Ciências sem Fronteiras.

Os gabaritos das provas do Enem 2016 foram divulgados três dias úteis após a aplicação das provas. No entanto, a correção das provas é baseada na TRI (Teoria de Resposta ao Item) que leva em conta o conhecimento através do acerto das questões mais difíceis e não o maior número de questões certas.

Outro ponto fundamental para o resultado do Enem 2016 é a nota obtida na prova de Redação. Apenas na Redação o participante pode obter 1000 pontos, que serão somados as médias das quatro provas de conhecimentos (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e Matemática.

Onde consultar o resultado individual do Enem 2016

Os resultados individuais do Enem 2016 podem ser consultados diretamente na pagina do participante http://enem.inep.gov.br/. Para consulta é necessário que os participantes informem o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e também o número da senha cadastrada quando se inscreveu para participar do Enem.

Agora, caso o participante não se lembre da senha cadastrada, basta que na própria pagina de consulta do resultado individual do Enem 2016 clique no link de apoio “Esqueci minha Senha”, onde é possível recuperar a informação.

A data de divulgação do resultado ainda não foi divulgada pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira oficialmente. Extraoficialmente, em círculos ligados ao Instituto, especula-se que a data provável seja 19/01/2017, quinta-feira . Em edições passadas do Enem, o resultado sempre foi divulgado no mês de janeiro, antes do início do período de inscrições para o processo seletivo do SISU – Sistema de Seleção Unificada.

Os participantes que realizaram as provas do Enem 2016 com intuito de obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio devem ter atingido 450 pontos ou mais nas provas de conhecimentos. Já na prova de Redação, o resultado final deve ser de no mínimo 500 pontos. É responsabilidade do Inep enviar as notas para a instituição certificadora indicada pelo participante.

Consulta Resultado Enem 2016

Os estudantes que realizaram as provas do Enem 2016 apenas para fins de treinamento, ou Treineiros, terão o resultado divulgado 60 dias após a divulgação do resultado individual. O procedimento para consulta será o mesmo dos demais participantes e será publicado também no site do Enem.

Resultado do Enem 2016 e inscrição no SISU 2016

Após consultar o do resultado individual do Enem 2016, os participantes devem ficar atentos ao início do período de inscrição para participar do processo seletivo do SISU 2016. O Sistema de Seleção Unificada é o primeiro programa de acesso ao ensino superior disponível no ano. No SISU o participante pode conseguir uma vaga para cursos de nível superior em instituições públicas de ensino.

O SISU é o Sistema onde as instituições públicas de ensino superior disponibilizam vagas para seus cursos de graduação. O Sistema vai selecionar os candidatos que apresentarem as melhores notas no Enem 2016 de acordo as opções de curso disponíveis.

As inscrições para participar do processo seletivo do SISU 2016 devem ser realizadas no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/. Será necessário que o participante informe a senha e o número de inscrição de sua participação no Enem 2016. Através destes dados o sistema buscará a nota que o candidato obteve no Enem.

Resultado Enem

A seleção é realizada de acordo as opções de curso e a nota do candidato. Ao todo, podem ser informadas duas opções de curso, devendo o candidato colocar como primeira opção o curso que mais lhe agrada. Caso não seja selecionado, o participante pode manifestar o interesse em concorrer com a mesma nota obtida no Enem 2016 a Lista de Espera do SISU 2016.

Mais informações e o link para acesso ao resultado do Enem 2016 estão disponíveis na nossa página do Facebook, curta e compartilhe.

Como consultar o Resultado do Enem 2016
5 (100%) 2 votos

sem numero janeiro 19, 2017 às 13:36

esse enem foi muito bom para nos todos

Responder

Janete Aparecida dos Santos janeiro 19, 2017 às 14:00

minha nota do Enem

Responder

Janete Aparecida dos Santos janeiro 19, 2017 às 14:02

Gostaria de Saber minha nota do Enem.

Responder

Janete Aparecida dos Santos janeiro 19, 2017 às 14:00

Boa tarde

Responder

Janete Aparecida dos Santos janeiro 19, 2017 às 14:01

Gostaria de saber minha nota do enem 2016.

Responder

rubens penha luis janeiro 19, 2017 às 14:47

falar sobre a violencia

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: