Edital Enem 2016 será divulgado em maio

Atualizado em: fevereiro 12, 2016

05/02/2016

Edital Enem 2016: O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) já trabalha na organização do Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio. O edital com todas as regras e cronograma oficial da próxima edição será divulgado em maio. As inscrições acontecerão entre o fim de maio e início de junho. A expectativa é de que as provas sejam aplicadas no último final de semana de outubro ou início de novembro, por ser este um ano eleitoral.

Em 2015, o Enem contou com 8.478.096 candidatos pré-inscritos. O número foi menor do que o esperado, quebrando uma sequência de recordes registrada desde o ano de 2008. Um dos fatores determinantes para a queda foi o aumento relevante no valor da taxa de inscrição, que saltou de R$ 35,00 para R$ 63,00. A tendência é de que o mesmo valor seja mantido neste ano.

Edital e regras do Enem 2016

O edital do Enem 2016 será divulgado pelo Inep em sua página oficial, acessível no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/web/enem/enem, provavelmente na segunda quinzena de abril. Seguindo a tendência dos últimos anos, os principais regulamentos deverão ser mantidos para a próxima edição.

As provas do Enem 2016 seguirão a tendência de avaliar o desempenho dos estudantes ao fim da educação básica e, além disso, continuarão como o principal meio de acesso aos programas do Ministério da Educação: Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos), Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e Ciência sem Fronteiras.

Os candidatos que participarem dos dois dias de Exame poderão utilizar as notas do Enem 2016 nos processos seletivos dos programas, que abrem suas inscrições logo após a publicação do resultado das provas, geralmente entre a segunda quinzena de janeiro e a primeira de fevereiro. Um bom aproveitamento no Exame pode garantir ao estudante uma vaga em universidade ou instituto federal, ou bolsas de estudo e financiamento de cursos em faculdades particulares.

Período de inscrições e isenção do Enem 2016

Edital do Enem 2016 deve ser divulgado neste

Seguindo as datas escolhidas na edição de 2015, espera-se que o período de inscrição do Enem 2016 seja confirmado para o final de maio e início de junho. A única maneira de se inscrever é via internet, através do portal do Inep. Para se inscrever, o candidato precisa informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o número do documento de identidade. Também é necessário informar, no ato da inscrição, um endereço de e-mail válido e um número de celular, que serão utilizados pelo Inep como meios de envio de informações relativas ao Exame.

Sob pena de desclassificação para quem descumprir, haverá um prazo determinado para o pagamento da taxa de participação. O boleto do Enem 2016, gerado como Guia de Recolhimento da União (GRU) no ato da inscrição, deve ser pago exclusivamente no Banco do Brasil.

A isenção da taxa de inscrição do Enem 2016 é concedida automaticamente aos estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública. Além deles, aqueles que possuem baixa renda e não têm condições de arcar com o valor, poderão declarar carência no próprio site, no momento de inscrição, preenchendo o formulário específico.

Conteúdo das provas do Enem 2016

Desde 2009, quando passou por grande reformulação e começou a ser aplicado em novo formato, o Exame Nacional do Ensino Médio possui 180 questões de múltipla escolha, divididas em quatro áreas de conhecimento, além de uma redação de caráter dissertativo-argumentativo, sobre tema divulgado apenas no momento de aplicação da prova. As matérias do Enem 2016 são divididas da seguinte forma:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática do ensino médio.

As provas das duas primeiras áreas de conhecimento são aplicadas no primeiro dia (sábado), em 4h30min. Por sua vez, as provas das duas últimas áreas são aplicadas no segundo dia (domingo), em 5h30min, junto da redação do Enem 2016. Os portões dos locais de prova são abertos ao meio dia e fechados às 13h. As provas têm início às 13h30min, seguindo sempre o horário de Brasília/DF.

A melhor maneira de se preparar para o Exame é criar uma rotina de estudos, baseada num bom material de apoio. Sabendo disso, oferecemos a apostila digital do Enem 2016, que possui todo o conteúdo programático das provas, abordado de maneira simples e direta. Milhares de estudantes brasileiros realizaram o sonho do curso superior graças ao auxílio da apostila. O material é entregue de maneira rápida e segura em qualquer lugar do país.

Para ficar por dentro de todas as novidades, curta a página do Enem 2016 no facebook e continue visitando nosso site!

Edital Enem 2016 será divulgado em maio
Avalie este artigo

Saiful fevereiro 20, 2016 às 18:04

nathalia bastos meends metta disse:Boa TardeGostaria de saber onde sere1 o local da minha prova, pois ate9 agora ne3o recebi nenhumcomunicado dizendo o local, data e hora.Obrigada(o) pela atene7e3o

Responder

talita maio 12, 2016 às 11:08

fiz todo meu nivel medio em uma escola publica estadual. no ano de 2014, ainda tenho direito a isenção monetária da taxa de inscrição ?

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: