Enem 2016: Inscrições, Provas, Gabarito e Resultado

Atualizado em: fevereiro 12, 2016

01/02/2016

Enem 2016: Inscrições, Provas, Gabarito e Resultado: Em breve teremos o início de uma nova edição das provas mais esperadas pelos estudantes de todo Brasil. Atualmente, a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é praticamente obrigatória para os alunos que estão concluindo o ensino médio e almejam uma vaga no ensino superior. Com a criação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Programa de Financiamento Estudantil (Fies), iniciativas do governo que concedem vagas para cursos de nível superior em instituições públicas ou privadas de ensino e até para aqueles estudantes que necessitam de crédito financeiro para quitar o valor das mensalidades de seus respectivos cursos de graduação de nível superior, tornou-se obrigatória a participação no Exame.

As inscrições para o Enem 2016 poderão ser realizadas apenas no site oficial do exame, no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/, em data a ser confirmada pelo Edital do Enem 2016. Para se inscrever o candidato precisa ter em mãos seu RG, o número do seu CPF e um endereço de e-mail pessoal válido, desde o ano passado, o mesmo endereço de e-mail não pode ser usado em mais de uma inscrição no exame.

A taxa de inscrição é de R$ 63,00. O participante concluinte do ensino médio no ano de 2015, matriculado em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública, será automaticamente isento do pagamento da taxa. Podendo ser feito também a solicitação de isenção do pagamento mediante declaração de carência no momento da inscrição.

As provas do Enem serão aplicadas no primeiro final de semana do mês de novembro. O Enem é composto de 180 questões mais uma redação. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza, com 90 questões para serem resolvidas em quatro horas e trinta minutos. No segundo, serão aplicados os exames de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação, com 90 questões e uma redação para serem solucionadas em cinco horas e trinta minutos de provas. Nos dois dias, as provas começam às 13h30 (horário de Brasília), com abertura dos portões às 12h.

Para se inscrever no Enem 2016 clique aqui

Provas do Enem 2016

Inscrições Enem 2016 não deixe para a Última Hora

As provas do Enem 2016 serão aplicadas meia hora mais tarde. Nos dias dos exames, os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília), no entanto as provas terão início às 13h30. O ministério informou que o tempo adicional de meia hora será utilizado nos procedimentos de segurança incluídos no Exame, como revista eletrônica, e para dar tempo de todos os candidatos entrarem nas salas de aplicação da avaliação e guardarem seus pertences.

Gabarito e Resultado Enem 2016

O gabarito oficial do Enem 2016 será divulgado em até três dias uteis após a aplicação das provas, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), acessível em http://portal.inep.gov.br/enem/. Porém já algumas horas após as provas, aqui no nosso site você já poderá ter acesso ao gabarito extraoficial do exame, com todas as questões resolvidas por professores especialistas das melhores instituições de ensino do país.

O resultado Individual do Enem 2016 deverá ser divulgado em janeiro de 2017. Para saber a sua nota final no exame, o participante tem de fazer a soma das notas das provas das quatro áreas de conhecimentos, mais a nota da prova de redação. O resultado dessa soma deve ser dividido por cinco, sendo o resultado final a média individual do participante. Porém, as instituições de ensino superior que utilizam o Sisu ou Prouni podem atribuir pesos diferentes para determinadas áreas de conhecimentos, podendo a nota final variar de acordo com o curso escolhido.

Os estudantes que irão fazer as provas podem contar com a ajuda do guia do Participante do Enem 2015, documento que foi criado com intuito de auxiliar os estudantes que vão prestar o Enem 2015.

Guia do participante do Enem 2016

No documento há a metodologia da correção das redações do exame, ou seja, nele contém as metodologias que serão utilizadas como base para a correção e também as explicações de como será cobrada cada competência na redação do Enem 2015.

O guia explica ao participante como deve ser estruturada a redação, que posteriormente será avaliada a partir de cinco competências: demonstrar domínio da modalidade escrita formal; compreender a proposta de redação; selecionar, relacionar e organizar informações em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado.

Além da disponibilização das regras que serão utilizadas na correção da redação, há sempre também a disponibilização de provas de candidatos que tiraram nota máxima no Enem do ano anterior, para que assim todos as tenham como modelos a serem seguidos.

O guia do participante do Enem 2016 mostra de forma detalhada tudo que os corretores esperam de uma boa redação, além de dicas para os candidatos de como fazer uma boa prova, dicas essas que são de fundamental importância, pois a redação tem sido decisiva na hora da nota dos candidatos.

A redação do Enem 2016 pode ser avaliada de 0 – 1000 pontos e tem um peso importante para quem pretende usar o Enem para entrar em uma universidade pública através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou disputar uma bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni).

As provas do Enem 2016 serão divididas em quatro áreas de conhecimento, além da redação, serão 45 questões de múltipla escolha nas áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além da redação que possui peso considerável na nota final do candidato.

Comece a se preparar desde já para as provas, saia na frente de seus concorrentes estudando com a apostila do Enem 2016. Bons estudos e boa sorte!

Enem 2016: Inscrições, Provas, Gabarito e Resultado
5 (100%) 2 votos

Texto anterior:

Próximo texto: