Enem 2016 tem Início neste Sábado

Atualizado em: novembro 1, 2016

03/11/2016

O maior e mais importante teste de conhecimentos do Brasil tem início neste sábado, 5 de novembro. O Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino médio será aplicado a mais de 8 milhões de participantes que até domingo participaram do que podemos chamar uma verdadeira maratona onde terão que responder a 180 questões de múltipla escolha e escrever uma Redação com base no Tema que será conhecido no segundo dia de provas.

As 180 questões de múltipla escolha serão divididas em 4 provas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. No sábado os participantes responderão 45 questões sobre Ciências da Natureza e mais 45 questões sobre Ciências Humanas.

Em todo o país os locais de aplicação de provas do Enem 2016 serão abertos para os participantes pontualmente ao meio dia, nos locais onde é não adotado o horário de verão os participantes devem levar em consideração o horário oficial de Brasília onde é vigente o horário de verão.

Dicas importantes para quem vai participar do Enem 2016

Cartão de Confirmação de Inscrição. O INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais liberou em seu endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante a consulta ao Cartão de Confirmação. No documento estão disponíveis o número de inscrição, data, hora, endereço do local de prova, indicação (caso necessário) do tipo de atendimento, opção de língua estrangeira para as questões da prova de Linguagens e Códigos e se as notas do Enem 2016 serão usadas para obter a certificação de conclusão do ensino médio. A dica é que além da consulta o participante realize o download e impressão do documento.

Locais de provas. Pontualmente os portões dos locais onde os participantes realizarão as provas do Enem 2016 serão fechados pontualmente às 13h, quem chegar após este horário será impedido de realizar as provas. A dica é sair cedo de casa, escolher antecipadamente a melhor rota e caso for realizar as provas em cidade diferente a que mora, ir um dia ante ao local.

Materiais e objetos pessoais do participante. Não é permitido que os participantes realizem as provas portando objetos eletrônicos (celulares, calculadoras, relógios digitais, etc). Algumas peças de vestuários como óculos escuros e bonés também não são permitidos. Já para responder as questões e marcar o cartão resposta é permitido apenas o uso de caneta esferográfica de tinta preta feita com material transparente. Leia o Edital do Enem 2016 para não correr o risco de cometer algum erro que cause a eliminação no Exame.

Enem 2016 tem início neste sábado

Documento de identificação. A organização do Enem 2016 estabelece que o participante deve apresentar um documento oficial com foto para poder realizar as provas do Exame. Certidões de nascimento ou casamento, titulo eleitoral, crachás e até mesmo CNHs que não contenham foto ( modelo antigo) não serão aceitos como documento de identificação. Apenas as cédulas de identidade (RG), carteiras de trabalho, CNHs novas com fotos e certificados de reservistas são aceitos para identificação do participante do Enem 2016. Verifique a lista completa dos documentos de identificação aceitos para realizar as provas no Edital do Exame.

Expectativa dos participantes do Enem 2016

A expectativa da maioria dos participantes que neste sábado farão as primeiras provas do Enem 2016 é a de conseguir ingressar no ensino superior público ou privado utilizando as notas nos processos seletivos dos programas do Ministério da Educação-MEC como o Sistema de Seleção Unificada – SISU, Programa Universidade para Todos – ProUni e o Fundo de Financiamento Estudantil – Fies. Os processos seletivos destes programas utilizam as notas para conceder bolsas de estudos, vagas e financiamentos para cursos de graduação de nível superior.

O primeiro programa que os participantes do Enem 2016 vão poder utilizar as notas do Exame será o SISU, as inscrições para este programa devem acontecer no primeiro semestre do ano que vem, logo após a divulgação do resultado oficial individual de cada um dos participantes, ainda sem data definida. Já os gabaritos oficiais devem ser divulgados até a primeira quarta feira após o ultimo dia de aplicação das provas do Exame.

Fique por dentro de tudo acessando a página do Enem 2016 no Facebook, curta e compartilhe com os amigos.

Enem 2016 tem Início neste Sábado
2.57 (51.43%) 7 votos

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: