INEP

Atualizado em: janeiro 20, 2016
INEP

INEP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep é o órgão de autarquia federal vinculado com o Ministério da Educação (MEC) são os responsáveis em avaliar, pesquisar e estudos na educação brasileira. O Instituto de Pesquisa do Brasil tem mais de 80 exercendo essa responsabilidade.

A atividade mais conhecida pelo órgão é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sendo a segunda maior avaliação do mundo. O órgão também é responsável pela avaliação atividades na educação básica através da Provinha Brasileira: Criada no ano de 2008 para avaliar o nível de aprendizagem dos estudantes que estariam cursando o 2º grau do ensino fundamental de escolas públicas; Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC); SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica; ANEB – Avaliação Nacional da Educação Básica; Censo Escolar que é aplicada anualmente.

História do Inep

O Inep teve criação no dia 13 de janeiro de 1937 com o nome de Instituto Nacional de Pedagogia, mas no ano de 1998 o Instituto passou a se chamar Institutos Nacionais de Estudos Pedagógicos. O órgão teve como primeiro diretor o professor Manuel Bergström Lourenço Filho.

O Inep foi decretado por lei a fornecer informações sobre o sistema de educacional do país, ajudar no processo de seletivo dos profissionais que iriam atuar como funcionários de rede pública da União. No mês de julho do ano de 1944 teve a criação da RBEP (Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos) que assim passaram a publicar na revista as informações obtidas pelos estudos e pesquisas da autarquia.

No ano de 1952 o Inep nomeou o educador Anísio Spínola Teixeira conhecido como educador Anísio Teixeira como o segundo diretor geral do instituto. Segundo a declaração do educador no dia da posse o seu principal objetivo era estabelecer centros de pesquisas. Como objetivo Anísio criou o CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) com sede na cidade do Rio de Janeiro e com centros regionais nas cidades de Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Recife, ou seja, criou uma nova estrutura do Inep vinculada em muitas capitais brasileiras.

No ano de 1972 o Inep passou a ser um órgão autônomo e teve o nome alterado para Instituição Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais que tinha como principal objetivo realizar o levantamento da situação da educação no Brasil. Mediante a lei o levantamento deveria subsidiar a uma reforma tendo como andamento ajudar às universidades ou secretarias com pós-graduação. Um ano após a agregação do Centro Regional com as universidades e secretarias a educação dos Estados chegaram a ser extintas. No ano de 1972 a central do Inep se transferido para Brasília, mas no ano seguinte o CBPE foi extinto dando ao fim a era marcante de Anísio Teixeira.

Em 1981 foi lançado o Em Aberto com parceria com o MEC. Em 1985 o Inep passou por um novo desempenho institucional. Assim foi retirado do fomento à pesquisa, para retornar aos estudos e pesquisas do decisórios do Ministério da Educação.

O site oficial do INEP é http://inep.gov.br/ e o site oficial do INEP para o Enem é http://enem.inep.gov.br/.

Enem e Inep

No ano de 1997 a Instituição teve aplicou pela primeira vez a prova do Exame Nacional do Ensino Médio com o principal objetivo de avaliar o nível de conhecimento e aprendizagem dos estudantes que estariam concluindo o ensino médio nas escolas de rede pública. No ano a prova era apenas facultativa, mas no ano de 2009 a prova continuou facultativa, mas dando opções de os estudantes participarem dos programas educacionais como Sisu, Prouni e o Fies que são as principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil.

Para mais informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, curta o Enem 2016 no Facebook!

INEP
Avalie este artigo

Comments on this entry are closed.