Inscrições Enem 2016 começam em 9 de maio

Atualizado em: abril 15, 2016

15/04/2016

Inscrições Enem 2016 começam em 9 de maio: Na manhã desta quinta-feira o MEC (Ministério da Educação) divulgou as datas oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2016 e falou um pouco sobre as alterações em relação à atual edição. Neste artigo vamos informar sobre as provas e como se inscrever. O exame atualmente é a principal entrada para as instituições de ensino superior através dos programas educacionais. Quais são os programas educacionais?

Os principais programas educacionais são o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O Sisu é utilizado para os candidatos que gostariam de concorrer a vagas em instituições federais. O Prouni é para instituições privadas, o candidato concorre a bolsas de estudos integrais e parciais de até 50%. O Fies é um financiamento para familiares de renda de acordo com os requisitos com juros menores. Assim estes programas educacionais utilizam a nota do Enem 2016 como critério de seleção.

Data das inscrições do Enem 2016

As inscrições do Enem 2016 terão início no dia 9 de maio a partir das 10h00min, com encerramento no dia 20 de maio até às 23h59min no horário de Brasília. As inscrições serão feitas através do endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/ no prazo estabelecido. Para a  inscrição é necessário acessar a página do INEP e ter em mãos o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e endereço de e-mail pessoal.

Inscrições Enem 2016 começam no dia 9 de maio

Inscrições Enem 2016 começam no dia 9 de maio

Os candidatos que vão se inscrever devem se preparar para uma prova longa, pois é composta por 90 questões no primeiro dia e 90 no domingo, segundo dia, mais uma redação argumentativa-dissertativa. O tema da redação é apresentado para os candidatos no dia da prova. Normalmente o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) escolhe coisas relacionadas ao Brasil que esteja sendo amplamente discutido pela sociedade e que tenha relevância e alcance sobre a população em geral.

No final da inscrição o candidato passará por um questionário socioeconômico que o Inep utiliza para avaliar o grau de carência de cada participante. O Enem 2016 terá mudanças na taxa de inscrição. Na edição de 2015 já houve uma correção para o valor de R$63,00 e atualmente o valor será de R$68,00. Outra mudança foi o método de pagamento, pois o boleto do Enem era paga somente no banco do Brasil através do GRU (Guia de Recolhimento de Uniões). A utilização do guia permanece, mas agora os participantes podem efetuar o pagamento em qualquer agência bancaria, agências dos correios e lotéricas.

Para obter isenção da taxa de inscrição do Enem 2016 basta clicar em “declarar carência” ao final do processo de cadastro. Este pedido pode ser utilizado pelos candidatos de baixa renda e como base de avaliação o Inep utiliza o questionário como já foi informado logo a cima. Os candidatos que estejam concluindo o ensino médio em escola pública estão automaticamente isentos da taxa. Os candidatos que não forem aprovados pelo Inep terão até o dia 25 de maio até às 21h59min no horário de Brasília para efetuar o pagamento. Os participantes devem ficar atentos a confirmação de inscrição do Enem 2016, pois ao acessar a página do participante terá a informação da “situação de inscrição”, pois só será possível se manifestar no prazo das inscrições.

Datas das provas do Enem 2016

O MEC também divulgou as datas das provas do Enem 2016. Elas serão aplicadas no dia 5 e 6 de novembro. Quanto ao horário, as regras devem permanecer inalteradas, sendo o portão aberto às 12h00min, com o fechamento as 13h00min no horário de Brasília. Os fiscais receberão as provas e só será permitido o início a partir das 13h30min após o sinal de autorização. Lembrando que as provas do Enem só poderão ser feitas com caneta esferográfica de cor preta fabricada de material transparente.

No dia 5 o candidato encontrará um caderno de questões contendo as áreas de Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias. O candidato receberá um cartão de resposta que deverá ser preenchido da forma exigida e o participante terá 4h30min para entregar no primeiro dia.

No domingo é aplicada a redação composta com questões relacionadas as áreas de Linguagens, códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. O cartão de resposta deverá ser entregue no prazo de 5h30min no horário de Brasília.

Para o acesso a nossa página através do Facebook, curta e compartilhe a Enem 2016 no Facebook. Conheça também a apostila digital (clique e conheça) sendo o melhor material de estudos.

Inscrições Enem 2016 começam em 9 de maio
4.6 (92%) 5 votos

roseli de souza avila abril 19, 2016 às 09:19

é muinto bom sabemos que possamos ter alto conhecimento ecorrigir a onde erei.

Responder

Agnaldo Martins Lisboa maio 18, 2016 às 16:04

É muito bom sabermos que podemos ter conhecimento. Corrigir onde errei

Responder

lindete souza maio 3, 2016 às 12:42

OTIMA OPORTUNIDADE

Responder

Denilson breno santos cardoso maio 7, 2016 às 16:54

A procura de um futuro melhor, neta o o enem para mim pode fortalecer o meu ensino

Responder

lucas maio 17, 2016 às 17:04

com o o estudo chegamos onde queremos

Responder

Ellen Fernandes maio 18, 2016 às 23:39

Olá, eu no momento estou residindo em uma cidade, porém, eu não tenho certeza se continuarei aqui até o final do ano. E ainda não sei o próximo local onde vou morar e não tenho como saber até o dia 20 de maio (quando se encerram as inscrições). O que faço ?

Responder

Luana Francieli maio 19, 2016 às 10:22

Nao consigo fazer minha inscrisoes.

Responder

nathalie leoncini moutinho maio 20, 2016 às 15:49

a procura de uma bolsa atraves dessa oportunidade que o governo está dano para o povo brasileiro!

Responder

renato cruz de lima maio 25, 2016 às 12:08

o enem e muito bom

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: