Primeiro Dia de Provas Enem 2016

Atualizado em: outubro 26, 2016

05/11/2016

O Ministério da Educação divulgou no seu endereço eletrônico oficial as datas e horários em que serão aplicadas as provas do Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro, (sábado e domingo). Os locais onde cada participante irá realizar as provas do Exame podem ser consultados no Cartão de Confirmação de Inscrição disponível no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) onde o participante pode realizar o download e posteriormente imprimir o documento.

Nesta edição o Enem terá mais de 8 milhões de participantes confirmados, sendo a maioria estudantes que desejam cursar um curso de graduação superior utilizando vagas, bolsas de estudos e financiamentos estudantis oferecidos nos processos seletivos do ProUni (Programa Universidade para Todos), SISU (Sistema de Seleção Unificada) e FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

Também vão realizar as provas do Enem 2016 participantes que por motivos adversos não conseguiram concluir o ensino médio e pretendem adquirir o Certificado de Conclusão através das notas obtidas nas provas do Exame. Para este objetivo é exigido que o participante consiga uma nota mínima de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimentos das provas objetivas e uma nota mínima de 500 pontos na redação. Lembrando que o participante deve ser maior de 18 anos e ter indicado a Instituição Certificadora no ato da inscrição que estará autorizada a ter acesso a seus resultados nas provas do Enem 2016.

Ciências da Natureza e Ciências Humanas e suas Tecnologias

No primeiro dia de provas do Enem 2016 (sábado, 5 de novembro) os participantes terão que responder as primeiras 90 questões objetivas do Exame. Neste dia serão aplicadas as 45 questões da área de conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 questões da área de conhecimento Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Provas e Gabaritos Enem 2016

Provas e Gabaritos Enem 2016

As 45 questões da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias vão abordar temas das matérias escolares História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Já as 45 questões da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias abordarão as matérias de Química, Física e Biologia. Neste dia os participantes terão 4 horas e 30 minutos para responder a todas as questões.

Todos os participantes vão receber um caderno de questões para cada um dos temas, sendo cada um com uma cor diferente e uma folha de respostas para transcrever as respostas. Vale lembrar que o Inep disponibiliza apenas uma folha de resposta para cada participante, por este motivo é necessário marcar as respostas com muita atenção para evitar rasuras. Cada questão apresenta cinco alternativas de respostas sendo destas, apenas uma correta.

Dicas importantes para o primeiro dia de provas do Enem 2016

Horário. Os portões dos locais onde serão aplicadas as provas no primeiro dia do Enem 2016 serão abertos ao meio dia e fechados uma hora depois (13h). As 13h30min será dada autorização para que os participantes comecem a responder as questões. Quanto aos horários, a organização do Enem leva em consideração o horário oficial de Brasília e atrasos não são tolerados. Participantes que chegarem após o fechamento dos portões não terão acesso aos locais para realizar as provas.

Identificação do Participante. Apesar de conter dados pessoais como nome e endereço, o Cartão de Confirmação de Inscrição não é aceito como documento de identificação para que o participante realize as provas do Enem 2016. É obrigatório que o participante apresente um documento de identificação original com foto, como por exemplo, Carteira de Identidade (RG), CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Identidade Funcional ou Carteira de Trabalho.

Materiais permitidos. Os participantes no primeiro dia de provas do Enem 2016 devem evitar levar aparelhos eletrônicos como celulares, calculadoras, smartphones, tablets, etc. Caso necessitem, tais aparelhos devem ficar acondicionados em um porta-objeto que permanecerá lacrado durante o período em que o participante estiver realizando as provas, o parta-objeto é fornecido pela organização do Enem. As questões devem ser marcadas na folha de respostas com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Lápis ou lapiseiras não são permitidos.

Resultados. Não existe previsão de quando será divulgado o resultado individual dos participantes do Enem 2016 será divulgado, porém segundo o edital do Exame o gabarito será divulgado até o terceiro dia útil após o segundo dia de provas.

O Enem é a porta para novos caminhos, fique sempre por dentro das últimas notícias, visite a página do Facebook Enem 2016, curta e compartilhe!

Avalie este artigo

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: