Resultado do Enem 2016 sai nesta Quarta-feira (18/01)

Atualizado em: janeiro 19, 2017

14/01/2017

Resultado do Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio será divulgado dia 18 de janeiro de 2017. Os responsáveis pelo exame, MEC (Ministério da Educação) e o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) resolveram antecipar a publicação do resultado individual do Enem 2016, já as notas por escolas estão previstas para o início do segundo semestre.

Antecipar o resultado do Enem é uma prática já conhecida por parte do MEC utilizada anteriormente em edições anteriores. O objetivo por trás disso é transmitir ao público uma sensação de eficiência em relação ao Governo e ao Ministério da Educação.

As provas foram aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro e 3 e 4 de dezembro. Foram quatro tipos de cadernos sendo rosa, azul, amarelo e branco. No primeiro dia era composto com Ciências da Natureza e Ciências Humanas e suas tecnologias. Já no domingo era composta com a redação, Linguagens, códigos e Matemática e suas tecnologias.

A nota do Enem 2016 será utilizado para concorrer a vagas em cursos no ensino superior através de alguns programas educacionais conhecidos como Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Como consultar o resultado do Enem 2016

No dia 18/01/2016, quarta-feira o estudante precisará acessar o endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/ com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha em mãos. Os candidatos que esquecerão a senha bastam informar o CPF e clicar em “esqueci minha senha”.

O participante optará em receber a senha provisória no e-mail informado no decorrer da inscrição ou através de um SMS. Após identificar o código o estudante criará uma senha oficia na qual terá acesso a página do participante.

Só será corrido o gabarito que do estudante que tenha: preenchido corretamente a questão escolhida; informar a frase apresentada na capa do caderno; cor do caderno; nome completo e marcações feita de caneta esferográfica de cor preta. Os que não respeitaram está regra tirará nota zero.

Resultado Enem 2016 será divulgado em 18/01/2017

Baseado na Teoria de Resposta ao Item (TRI) a maior nota que o candidato poderá tirar é 1000 pontos e a menor zero. Este método utilizado pelo Enem 2016 como corretor avalia o nível de conhecimento do estudante por exemplo: Aqueles que acertarem as questões difíceis teriam que acertar as médias e fáceis, caso contrário o sistema identifica como “chute”.

Os estudantes que gostariam de participar dos programas educacionais deverão a princípio tirar nota maior que zero na redação e conferir as outras exigências. Os que optaram pelo certifica de conclusão do ensino médio terá que obter 450 pontos em cada matéria e 500 pontos na redação. Lembrando que aqueles que possuírem o certificado com o Enem 2016 podem se inscrever nos programas.

Redação do Enem 2016

Os temas escolhidos pelo Inep na redação do Enem 2016 foram “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” e “Caminhos para combater o racismo no Brasil”. Baseado nestes temas eram elaborados textos argumentativos-dissertativos.

Resultado Enem 2016

Além das exigências apresentadas na folha da redação o estudante teria que apresentar as cinco competências exigida que são: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreender a proposta da redação e aplicar conceitos respeitando as regras; selecionar, relacionar, interpretar e organizar os fatos de defesa do ponto de vista do candidato; demonstrar o domino e conhecimento mecanismo linguístico para o desenvolvimento do texto e elaborar uma proposta para solucionar o problema do rema respeitando a lei de direitos humanos.

Baseado nestas competências haverá dois corretores avaliando de 0 a 200 a cada mecanismo. Caso haja alguma discrepância terá um terceiro corretor na banca que avaliará individualmente.

Para mais informações sobre o exame, curta e compartilhe a página do Faceboook Enem 2017.

Resultado do Enem 2016 sai nesta Quarta-feira (18/01)
1 (20%) 1 voto

Ray janeiro 17, 2017 às 14:48

quem disse que a maior nota é 1000?

Responder

celso borges quadros fevereiro 2, 2017 às 20:50

quero ver a minha nota

Responder

celso borges quadros fevereiro 2, 2017 às 20:59

ver nota

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: