Resultado do Enem 2016

Atualizado em: novembro 13, 2016

13/11/2016

Resultado Enem 2016: Nos dias 05 e 06 de novembro serão aplicadas, em milhares de municípios de todo o Brasil, as provas do Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio. Ao todo, mais de 9,2 milhões de estudantes se inscreveram para a edição deste ano. O gabarito oficial será divulgado na quarta-feira seguinte às provas, no dia 09 do mesmo mês. A data oficial de publicação dos resultados individuais, por mais que ainda não tenha sido confirmada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), já pode ser prevista com base no que aconteceu nas últimas edições.

Desde que começou a operar em novo formato, a partir de 2009, o Exame brasileiro se tornou o requisito principal nos processos seletivos do Ministério da Educação (MEC) que ofertam vagas em instituições públicas do ensino superior e disponibilizam bolsas e financiamento de cursos superiores em faculdades particulares. Desta forma, quem mandar bem no Enem 2016 terá grandes chances de ser aprovado nas seleções de 2017 do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Sisutec (Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Resultado Individual Enem 2016

Como de costume, o Inep não oficializou a data de publicação do resultado individual do Enem 2016 com antecedência. Entretanto, já é possível fazer uma previsão de qual data será escolhida para a divulgação das notas, tomando por base o período adotado nas últimas edições e o início das inscrições dos processos seletivos do MEC que utilizam o desempenho dos estudantes no Exame para montar suas classificações.

Desta maneira, podemos afirmar que o resultado do Enem 2016 será divulgado na primeira semana de janeiro, até o dia 07 do referido mês. Com isso, todos os estudantes poderão utilizar suas notas nos processos de seleção dos programas que serão abertos a partir da segunda semana de janeiro. Assim, haverá prazo suficiente para a divulgação dos resultados das respectivas seleções e matrícula dos aprovados, que já começarão a estudar a partir do primeiro semestre do ano.

Para consultar as notas do Enem 2016, o candidato precisa acessar a página do participante no portal do Inep, disponível no endereço http://enem.inep.gov.br/participante/. No site, será necessário informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha. Preenchidos os dados, o sistema disponibilizará as notas em cada uma das quatro áreas de conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática) e na prova de redação.

Resultado Enem 2016

Quem não se lembrar mais e tiver a necessidade de recuperar a senha do Enem 2016 não precisa se preocupar. Na própria página do participante existe um link de apoio com os dizeres “Esqueci minha senha”. Clicando nele, será necessário informar o CPF, data de nascimento, nome da mãe (caso tenha sido cadastrado durante a inscrição), Estado e município de residência para, enfim, criar e confirmar a nova senha.

Notas do Enem 2016

Diferente da grande maioria dos antigos e tradicionais vestibulares de diversas universidades e faculdades do país, a correção do Enem 2016 não leva em conta apenas o número de acertos do candidato, mas valoriza também a qualidade das respostas dos estudantes, penalizando os famosos chutões nas respostas. Isto só é possível graças à metodologia utilizada: TRI (Teoria de Resposta ao Item).

Com a TRI, cada uma das 180 questões recebe um peso específico, levando em conta o seu grau de dificuldade (fácil, médio, difícil). Com isso, é analisada a quantidade de acertos e erros em cada tipo de questão. Quem acerta a maioria das fáceis e uma menor quantidade das mais difíceis, chutou um número pequeno de respostas e, por isso, terá uma nota melhor do que qualquer um que tenha acertado o mesmo total de questões, mas em maior quantidade as difíceis do que as fáceis.

Justamente por não valorizar apenas a quantidade de acertos, não existe uma nota mínima de 0 pontos e máxima de 1.000 pontos nas provas objetivas do Enem, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam. Na edição de 2015, por exemplo, um estudante bateu o recorde de todas as edições do Exame, conquistando 1.008,3 pontos na prova de Matemática e suas Tecnologias.

Ao contrário das provas objetivas, a prova de redação do Enem 2016 é avaliada de 0 a 1.000 pontos. Deste total, 200 pontos são atribuídos em cada uma das seguintes competências: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema; Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos; e Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Para ficar por dentro de todas as notícias, curta a página do Enem 2016 no facebook e acompanhe todas as nossas atualizações!

Resultado do Enem 2016
Avalie este artigo

Isabela Jesus de soiza janeiro 18, 2017 às 21:31

Ver Mha nota do enem

Responder

ELIETE MACIEL ARGOLO janeiro 22, 2017 às 23:57

NOTA DO ENEM 2016

Responder

ELIETE MACIEL ARGOLO janeiro 22, 2017 às 23:58

QUERO A NOTA DO ENEM

Responder

Fabio Campos janeiro 23, 2017 às 17:27

Aguardando retorno

Responder

Ione Pereira Macedo janeiro 24, 2017 às 17:59

Resultado geral do Enem com redação

Responder

Ione Pereira Macedo janeiro 24, 2017 às 18:01

Resultado geral do Enem com redação

Responder

vanessa gomes fevereiro 2, 2017 às 19:13

quero saber minha nota

Responder

vanessa gomes fevereiro 2, 2017 às 19:16

quero saber a minha nota do enem 2016

Responder

Rosimary Souza Santos fevereiro 4, 2017 às 13:57

quero saber minha nota logo estou ansiosa

Responder

lucas amorim rocha fevereiro 17, 2017 às 17:10

gostaria de verificar minha nota do enem 2017

Responder

lucas amorim rocha fevereiro 17, 2017 às 17:12

minha nota

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: