Segundo Dia de Provas Enem 2016

Atualizado em: outubro 27, 2016

06/11/2016

Serão aplicadas neste domingo as provas do segundo dia de mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2016, sendo que mais de 8 milhões de participantes em todo o Brasil terá que responder as 90 questões referentes as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias e também realizar a Redação, fechando assim com chave de ouro mais uma edição do maior teste de conhecimentos da América Latina.

Este ano as provas vão ser aplicadas em novembro, devido às eleições municipais para escolha dos novos prefeitos e vereadores das cidades brasileiras que aconteceram no mês de outubro, época em que geralmente são aplicadas as provas do Exame. O Inep – Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira espera que o segundo dia de provas do Enem 2016 não seja marcado por atrasos dos participantes e que não ocorram problemas que possam impedir que as provas sejam aplicadas normalmente.

Como no primeiro dia os portões dos locais de aplicação de prova serão abertos às 12h e fechados rigorosamente às 13h, não sendo permitido que os participantes que cheguem após o horário terem acesso as salas onde às provas estiverem sendo aplicadas. No segundo dia de provas do Enem 2016 os participantes vão ter uma hora a mais de tempo de duração do Exame (5h30min), já que neste dia também irão realizar a redação que faz parte do Exame.

Conteúdo do segundo dia de provas do Enem 2016

Com base no horário de Brasília, às 13h30min os participantes serão autorizados a começar a responder as questões do segundo dia de provas do Enem 2016. Vão ser distribuídos dois Cadernos de Questões, um com 45 questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação). O segundo caderno terá mais 45 questões sobre Matemática e suas tecnologias.

Nesta edição do Exame não vão ser discutidas mudanças que venham ocorrer no formato do Exame por conta da proposta de reforma do modelo atual do ensino médio. No entanto, para o Enem 2017 é especulado que se caso a proposta seja aprovada o atual modelo sofra alterações.

Mesmo os participantes que chegaram atrasados aos locais de prova ou por qualquer outro motivo não realizaram as provas no primeiro dia do Enem 2016 terão a chance de realizar as provas no segundo dia. Porém como não realizou as provas do primeiro dia, a nota final será composta apenas com o resultado obtido no segundo dia de provas mais a nota da Redação.

Orientações para realizar as provas do segundo dia do Enem 2016

Não chegue atrasado ao local de provas. O Inep já disponibilizou em seu endereço eletrônico para consulta e download o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2016. Nele estão impressos dados pessoais do participante, opção de língua estrangeira, necessidade de atendimento especializado ou especial e o endereço do local de realização das provas. Com base nesta última informação é recomendado que o participante vá com antecedência ao local onde irá realizar as provas, escolhendo a melhor rota e forma de transporte para chegar dentro do horário.

Leve um documento oficial com foto para fins de identificação e acesso ao local de prova, o cartão de confirmação de inscrição não será aceito para fins de identificar o participante e não é obrigatório portá-lo para realizar as provas do segundo dia do Enem 2016. Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e RG são alguns dos documentos aceitos, a lista completa pode ser conferida no Edital do Exame.

Não esqueça que o Cartão resposta deve ser marcado com caneta de tinta preta feita com material transparente. Canetas feitas com outro tipo de material, mesmo que sejam de tinta preta não são aceitas pelos fiscais do Enem 2016 e tenha calma ao marcar as respostas para não acontecer rasuras.

Resultado do Enem 2016

O resultado oficial do Enem 2016 ainda não tem data prevista para ser divulgado. Mas a partir do terceiro os participantes poderão ter acesso aos Gabaritos do Enem 2016. A consulta pode ser realizada na internet no site do Inep.

Acompanhe tudo do Enem 2016 na nossa página do Facebook, curta e compartilhe.

Segundo Dia de Provas Enem 2016
4.5 (90%) 2 votos

Mauri novembro 6, 2016 às 15:35

Resultados final

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: